Jiu-jitsu feminino: o benefício da arte suave para mulheres de todas as idades

Elas são mães, esposas, filhas, estudantes, donas de casa, profissionais de todas as áreas e escolheram o jiu-jitsu como esporte. Seja na parte estética ou na emocional, mulheres de todo o mundo destacam os benefícios da arte suave e as mudanças em sua vida. Na equipe ZR Team Association, a presença feminina nos tatames só aumenta e as conquistas em campeonatos nacionais e internacionais já passam a ganhar destaque.

Os benefícios para as mulheres são enormes. Começando pelo estético, o jiu-jitsu trabalha todos os músculos do corpo, principalmente o abdômen, os ombros, os braços e o quadril. Acelera a capacidade cardiovascular e respiratória, além de aumentar a flexibilidade”, explicou o mestre Zé Radiola, responsável pela ZR Team em todo o mundo.

Seja em horários exclusivos femininos ou em treinos mistos com os homens, mulheres de todas as idades ajustam suas realidades cotidianas com a prática do jiu-jitsu. “As principais mudanças que venho tendo com o jiu-jitsu é o aumento da minha consciência corporal, a descoberta do prazer em uma atividade física e a melhora da minha autoestima, além do crescimento na confiança em mim mesma”, destacou Savana, faixa roxa da ZR Team Anápolis, em Goiás.

Para a alagoana Andréia Cavalcante, que se diz uma viciada pelo jiu-jitsu, o esporte a transformou em uma pessoa melhor e a mudou completamente. “Já tive depressão e o jiu-jitsu foi uma mão estendida no fim do túnel, pois mudou a minha vida e de muitas pessoas que eu conheço. É um esporte que me traz felicidade, equilíbrio mental e um bem enorme à saúde”, disse a faixa roxa, que é mãe de um menino e esposa de um dos instrutores da ZR Team.

Além dos benefícios físicos e mentais, o jiu-jitsu é, acima de tudo, uma arte que proporciona técnicas de defesa pessoal, fazendo com que as mulheres protejam sua integridade física. Há, ainda, um excelente aumento no processo de perda de peso, pois a perda calórica nos treinos é muito alta, aumentando a flexibilidade, melhorando a coordenação motora e aguçando os reflexos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *